Descomplicando a emissão
de nota fiscal eletrônica

Perguntas Frequentes

  • Quanto custa utilizar o sistema NotaJá?

    O NotaJá oferece teste gratuito para uso, sem restrição alguma do sistema. Você pode emitir quantas notas quiser, em todos os ambientes, e usar todo o sistema durante os testes, sem pagar nada por isso. Inclusive pode ter todo o nosso suporte.

    Após os testes, é necessário que se faça a contratação do sistema para continuar utilizando. Clique aqui e conheça os nossos planos!

  • Como funciona a aquisição do sistema NotaJá?

    Após os testes de uso gratuito, é necessário que faça a contratação do sistema para continuar utilizando. A aquisição é feita mediante ao nosso website ou através do próprio sistema, onde você pode adquirir o plano anual e pagar à vista via boleto ou parcelar no cartão de crédito.

  • Vai vencer meu período de uso do NotaJá e quero continuar utilizando o sistema. Como funciona a renovação da compra do NotaJá?

    Se você estiver no período de testes de uso gratuitos, basta realizar a aquisição do sistema. Se já foi realizada a compra do sistema, dentro do próprio NotaJá você será alertado assim que seu próximo boleto ou pedido estiver disponível para pagamento, demonstrando o vencimento do mesmo e o valor, bastando efetuar o pagamento do boleto ou pedido antes do vencimento dele para continuar utilizando o sistema.

  • Como é feito o pagamento pelo uso do NotaJá, após os testes?

    O pagamento do NotaJá é feito mediante boleto bancário ou cartão de crédito. O boleto ou pedido para pagamento por cartão de crédito pode ser gerado dentro do próprio sistema, através do menu de acesso a sua conta, ou através do acesso a sua conta em nosso site da DPComp.

  • Já fiz o pagamento para continuar utilizando o sistema, porém ainda aparece o boleto ou pedido como disponível para pagamento. Quanto tempo demora para que reconheça o pagamento que eu fiz?

    Se você já fez o pagamento para continuar utilizando o sistema NotaJá, fique tranquilo que não é necessário pagar novamente. Demora entre 1 à 3 dias úteis para compensar o boleto ou pedido e, após esse período, o boleto ou pedido não deverá mais aparecer para pagamento.

    Se por ventura você não estiver conseguindo utilizar o sistema NotaJá, entre em contato conosco através de nosso chat.

  • Como atualizar o sistema NotaJá?

    Ao abrir o sistema NotaJá, o mesmo verifica automaticamente se existe alguma nova versão disponível para download. Se houver, o sistema irá avisar e iniciar o procedimento de download da atualização, bastando apenas seguir os passos em tela para atualizar o sistema.

    Outro meio de atualizar o sistema é através do item de menu dentro do próprio sistema, em Suporte - Verificar atualizações do sistema.

    Caso nenhum das duas maneiras de atualização do sistema deem certo, acesse a Área do Cliente para efetuar o download da atualização ou mesmo da instalação do sistema e execute a mesma após o término do download. Somente execute a instalação completa caso desejar instalar o banco de dados, que deve ser instalado em apenas um computador - se for utilizar em mais de um local o NotaJá.

  • Por que atualizar o sistema NotaJá?

    Os documentos eletrônicos como a NFe sofrem atualizações devido à legislações impostas pela Receita Federal, SEFAZ ou outro orgão governamental, e sempre buscamos melhorias para que o sistema se torne mais pessoal à você e sua empresa e o processo de emissão de documentos fiscais eletrônicos fique ainda mais simples. Para acompanhar essas mudanças e sempre melhorar, o sistema NotaJá passa por atualizações, e sempre recomendamos que esteja em dia com a versão mais atual do sistema.

  • Vou perder algum dado ao atualizar o sistema NotaJá?

    Não haverá perda de nenhum dado e nem de XMLs. Nenhum dado, seja do emissor, clientes, fornecedores, produtos, transportadores, cálculos automatizados, notas fiscais em quaisquer status, controle de estoque, contas à receber, contas à pagar e tudo mais que o sistema utiliza será perdido após o processo de atualização do sistema, mas sempre recomendamos que você faça um backup antes.

  • Existe algum custo para atualizar o sistema NotaJá?

    Não. A atualização do sistema NotaJá é gratuita.

  • O sistema apresenta a mensagem que o programa DPUpdate não foi encontrado quando eu tento atualizar. O que fazer?

    O programa NotaJá precisa se comunicar com o site do NotaJá para que seja possível realizar o download de maneira automática através do sistema, sem a necessidade de você vir no aqui site e atualizar o mesmo manualmente. Devido à esta comunicação, alguns antivírus podem reconhecer o NotaJá como um falso-positivo, isso é, uma possível ameaça que não é verdadeira, detectada por algoritmos genéricos, deletando ou colocando em quarentena o executável DPUpdate, que realiza o download da atualização do sistema.

    Para solucionar, é necessário seguir os seguintes passos:

    1) Desative o seu antivírus temporariamente;

    Normalmente para realizar esse procedimento, basta clicar com o botão direito no ícone dele e usar a opção para desativar por 1 hora ou até reiniciar.

    2) Baixe e execute a atualização do sistema NotaJá manualmente;

    Clique aqui para efetuar o download manual da atualização do sistema NotaJá. Após o término do download, execute e siga os passos em tela até finalizar. É necessário possuir privilégios administrativos no Windows para efetuar a atualização do sistema sem erros.

    3) Inclua os executáveis do NotaJá na lista de exceções ou confiáveis de seu antivírus;

    Leia mais em 'Como adiciono o NotaJá na lista de exceções ou confiáveis de meu antivírus?', logo abaixo.

    4) Reinicie a sua máquina;

    Caso tenha aparecido após a atualização para reiniciar a máquina, faça-o agora, para que o Windows possa registrar os componentes necessários de uso do sistema.

  • Como adiciono o NotaJá na lista de exceções ou confiáveis de meu antivírus?

    As vezes é necessário incluir na lista de exceções ou de confiáveis de seu antivírus os programas e pastas do sistema NotaJá, para que o mesmo opere sem bloqueios.

    Para tal, deve-se incluir os seguintes caminhos:

    Pasta de instalação do NotaJá: C:\Program Files\Dpcompg\NotaJa ou C:\Program Files (x86)\Dpcompg\NotaJa ou C:\Arquivos de Programas\Dpcompg\NotaJa ou C:\Arquivos de Programas (x86)\Dpcompg\NotaJa, de acordo com a versão do seu sistema operacional.

    Pasta de arquivos XML do NotaJá: C:\NFE ou o caminho configurado no sistema (se trabalhar em rede).

    Verifique com o suporte do seu antivírus ou com o pessoa que cuida da parte de redes e computadores da sua empresa para saber como incluir esses caminhos no seu antivírus.

    Veja mais em:

  • Posso usar o NotaJá em mais de uma maquina (em rede)? Existe algum custo adicional para isso?

    Sim, o sistema NotaJá pode ser utilizado em rede, instalado em quantas máquinas você quiser, porém recomendamos que nesses casos entre em contato com o nosso suporte para que possamos instruir melhor o procedimento, uma vez que a base de dados deve ficar em somente um PC - o servidor, e deve-se configurar o armazenamento dos XMLs em algum local compartilhado.

    Não há nenhum custo adicional para usar o sistema NotaJá em rede. O NotaJá não cobra por utilização em mais de uma máquina, nem por multiplos usuários, e nem por quantidade de documentos emitidos, não há limites.

  • Estou em casa e quero ver meu faturamento. Posso acessar o NotaJá que está instalado em minha empresa?

    Sim, porém é necessário que o IP da sua empresa seja um IP fixo, ou que utilize uma VPN para se comunicar com sua empresa, e que o servidor onde contém os dados do NotaJá esteja ligado. Além disso, é necessário instalar o NotaJá em sua máquina local. Para isso é necessário que verifique com o seu técnico de rede e em caso de dúvidas, fale conosco em nosso suporte online.

    O NotaJá não é um sistema web, onde os dados ficam em nuvem e podem ser acessados através de um navegador, como Internet Explorer, Mozilla Firefox ou Google Chrome.

  • Onde ficam os arquivos referentes ao NotaJá, como a base de dados e os XML?

    O NotaJá é um sistema que é instalado localmente em seu computador, então todos os dados ficam no mesmo computador onde foi instalado o sistema. Por essa razão, o backup das informações ficam por sua responsabilidade e nós não temos nenhum acesso aos seus dados e informações.

    Pasta de instalação do NotaJá: C:\Program Files\Dpcompg\NotaJa ou C:\Program Files (x86)\Dpcompg\NotaJa ou C:\Arquivos de Programas\Dpcompg\NotaJa ou C:\Arquivos de Programas (x86)\Dpcompg\NotaJa, de acordo com a versão do seu sistema operacional.

    Pasta dos arquivos XML gerados pelo NotaJá: Por padrão, os arquivos XML ficam localizados dentro da pasta C:\NFE\XmlDestinatarios\CNPJ-da-sua-Empresa, podendo ser modificado para gravar em outro local.

    Pasta de instalação do banco de dados do NotaJá: C:\DPCOMPV, lembrando que o banco de dados deve existir apenas em uma estação, a chamada servidor.

  • Baixei o sistema, mas não consigo instalar. O que acontece e o que eu faço?

    Por ser um sistema que é instalado localmente em seu computador, apesar de termos milhares que clientes que já utilizam o sistema e os mais diversos cenários, cada maquina é uma situação. Normalmente antivírus ou o próprio sistema operacional podem bloquear a instalação do sistema por alguma razão. Se o antivírus bloquear, recomendamos que desative o antivírus, instale o sistema e coloque o sistema na lista de exceções do antivírus, para que o mesmo não bloqueie o NotaJá. É necessário esses passos, pois alguns antivírus podem reconhecer o NotaJá como sendo um falso-positivo, ou seja, identificam o sistema como alguma fonte de vírus através de algoritmos genéricos, o que não significa que o sistema é malicioso. Caso haja algum problema ou dúvida, recomendamos que entre em contato com o nosso suporte para que o auxiliemos na instalação do NotaJá.

  • Minha nota foi rejeitada pela Receita Federal. O que fazer?

    Deve-se corrigir o motivo da rejeição da nota fiscal e enviar novamente, até que a nota seja autorizada, ou inutilizar a sua numeração. Se persistir o problema, entre em contato com o nosso suporte para que lhe auxiliemos na tratativa da rejeição, porém lembre-se que o suporte é técnico e não fiscal.

  • Como posso ter suporte para o uso do sistema?

    O suporte do sistema NotaJá é exclusivo por chat online, em período comercial, de segunda à sexta. O acesso ao suporte pode ser feito através de nosso site, no canto no canto inferior direito, clicando em Atendimento Online, ou dentro do próprio sistema NotaJá, clicando no menu Suporte - Atendimento. Qualquer um desses meios lhe dará acesso ao nosso suporte.

  • Quero ter suporte por telefone. Como devo proceder?

    O suporte telefônico não está incluso no período gratuito e nem na mensalidade/anuidade do sistema. Se achar necessário ter o suporte por telefone, entre em contato com o nosso departamento de vendas para análise.

  • Quando abro o sistema NotaJá ou quando eu tento emitir uma nota fiscal, aparece uma mensagem dizendo que foram encontradas pendências. O que fazer?

    Essa mensagem se deve normalmente ao fato de ter vencido o prazo de utilização do NotaJá e que não foi identificado o pagamento referente ao período, de acordo com o seu plano contrato. Os boletos e pedidos são gerados de forma automática e ficam disponíveis em tela para que você realize o pagamento, mediante o plano escolhido. É necessário efetuar o pagamento para que seja feita a liberação de uso do sistema.

    Caso já tenha realizado o pagamento do boleto ou pedido e mesmo assim está bloqueado, ou precisa emitir uma nota com muita urgência, entre em contato através de nosso chat, pois pode ser algum bloqueio de firewall.

  • Quando abro o sistema, apresenta uma mensagem dizendo que a estrutura de base de dados está inválida. O que eu faço?

    Entre em contato conosco através de nosso chat para que possamos tentar corrigir o problema.

    Esse problema normalmente se deve ao fato de desligamento incorreto do computador ou de uma queda de energia, e é necessário que você tenha um backup para restauração das informações perdidas.

  • A partir de que data começa a contar os meus testes?

    No momento que é realizado pela primeira vez o cadastro de sua empresa emissora de notas fiscais.

  • Como é a licença de uso do NotaJá?

    A licença do NotaJá é por CNPJ da empresa emissora de documentos fiscais, sem limites de quantidade de notas ou usuários.

  • Que tipos de notas fiscais eu consigo emitir com o NotaJá?

    Com o NotaJá é possível emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NFe) - modelo 55, Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFSe) para a prefeitura de seu município, onde é realizada o Recibo Provisório de Serviços (RPS) e transformado em NFSe, Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFCe) - modelo 65 e o Cupom Fiscal Eletrônico através do uso de SAT (CFe) - modelo 59. Para a NFSe, verifique a lista de cidades homologadas, uma vez que infelizmente não existe um padrão nacional.

    Além dos documentos descritos acima, o NotaJá emite documentos auxiliares, como a Carta de Correção Eletrônica (CCe) para NFe, o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDFe) e a geração de Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRe) para quando a sua NFe tiver ICMS DIFAL, FCP ou ICMS ST.

    O NotaJá também realiza o manifesto fiscal de notas destinadas, realizando a sua confirmação e posterior download, ou permitindo que informe que a operação não foi realizada.

    Tudo está incluso no pacote, não sendo necessário pagar nada a mais.

  • Com uma assinatura do NotaJá, o que eu posso fazer?

    Tudo que era realizado durante o período de testes gratuitos, sem nenhum diferencial.

  • Tenho várias empresas que emitem notas fiscais. Como o NotaJá pode me atender?

    O NotaJá é um sistema multiempresas e com apenas um sistema instalado é possível emitir notas fiscais para diversas emissores.

    A licença de uso do NotaJá é por CNPJ, então é necessário que haja a contratação de uma licença do sistema para cada empresa emissora de notas fiscais.

  • Gostaria de ter um treinamento para o sistema. Como devo proceder?

    Nós oferecemos treinamento terceirizado do sistema in loco (em sua sede), porém existe um custo. Entre em contato com o nosso departamento comercial para saber a respeito.

    Se preferir, dispomos de Manual de Uso/Vídeos Tutoriais, sem nenhum custo adicional.

  • Tenho que formatar meu computador. Como procedo para não perder nada do NotaJá?

    É necessário que seja realizado o backup do sistema completo e, depois que formatar a maquina, restaurado todo o backup.

  • Como faço o backup do sistema NotaJá?

    Ao abrir o sistema, é exibida a mensagem de como proceder com o backup ou restauração do sistema. Basta seguir os passos em tela ou assistir aos nossos vídeos tutoriais. Se houver alguma dúvida, entre em contato com o nosso suporte.

  • Tive que formatar meu computador e não tenho backup do sistema NotaJá. Como procedo?

    Se você não tiver nenhum backup do NotaJá, seja o realizado por nosso sistema ou manual que você tenha realizado, é necessário que se faça o cadastro de todos os dados novamente, modificando a numeração inicial de suas notas fiscais para a última que foi emitida, a fim de evitar erro de duplicidade de nota fiscal por conta da Receita Federal.

    Se por ventura você tiver ao menos algum XML das notas fiscais, é possível realizar a importação do XML para o sistema, o qual irá efetuar o cadastro dos dados contidos dentro desse documento, ajudando no processo de perda do banco de dados. Nesse caso, entre em contato com o nosso suporte para auxiliá-lo.

  • Quero ter um backup dos XMLs que emito em meu e-mail. Como faço?

    Dentro do cadastro do emissor de notas fiscais, informe no campo de e-mail aquele que deseja receber o XML, podendo ser mais de um, separados por ; (ponto-e-vírgula). Ao enviar por e-mail o XML, o sistema irá preencher o campo de e-mail 'para' com esse(s) e-mail(s), além do cadastrado no cliente, podendo ser modificado manualmente.

  • Eu utilizava outro sistema emissor de notas fiscais e agora quero usar o NotaJá. Como eu devo proceder?

    Primeiro deve-se instalar o NotaJá e cadastrar a empresa emissora de notas fiscais. Após isso, deve-se configurar o número da nota fiscal inicial, que deve seguir a sequência da última que foi emitida no outro sistema, ou realizar a importação dos arquivos XMLs.

    Entre em contato com o nosso suporte em caso de dúvidas.

  • O sistema apresenta a série da nota fiscal como sendo 1, porém eu já estou em outra série. Como faço para alterar?

    Dentro do cadastro do emissor é possível alterar o número da série dos documentos fiscais. Lembrando que uma vez alterado, o sistema passará a exibir somente essa série em tela, para não confundir, pois a numeração é sequencial de acordo com a série.

  • Consigo importar os meus dados já feitos anteriormente?

    Sim. É possível realizar importação de XML ou mesmo do arquivo TXT no padrão SEFAZ para o NotaJá. Entre em contato com nosso suporte para que lhe auxiliemos.

  • Quais procedimentos devo fazer para emitir nota fiscal eletrônica?
    • Providenciar a compra do Certificado Digital padrão ICP Brasil para emissão de nota fiscal eletrônica;
    • Credenciamento junto ao posto fiscal eletrônico;
    • Contratar sistema de emissão de nota fiscal eletrônica;
  • Consigo emitir uma nota fiscal complementar?

    Sim. Inclusive no NotaJá, ao informar a nota que deseja complementar, todos os dados serão carregados em tela para lhe ajudar.

  • Consigo emitir uma nota fiscal de ajuste?

    Sim.

  • Consigo cancelar uma nota fiscal dentro do NotaJá?

    Sim, desde que a nota respeite o prazo previsto pela SEFAZ de origem.

  • No NotaJá consigo emitir uma nota com mais de uma natureza de operação?

    Sim, desde que a nota possua mais de um produto.

  • Consigo exportar minhas notas para PDF?

    Sim, após emiti-las na tela de lançamento da nota é possível clicar na opção e exportar nota fiscal para PDF.

  • Consigo enviar o xml da nota por e-mail para o cliente?

    Sim, após imprimir a nota aparecerá a opção de envio de xml bastando clicar em (SIM) para que o xml seja enviado para o cliente. É necessário cadastrar ou informar o e-mail da empresa, contador e o e-mail do cliente.

  • Com o NotaJá eu consigo gerar carta de correção eletrônica (CCe)?

    Sim, é possível gerar a carta de correção eletrônica, imprimi-la e enviar o xml da carta de correção eletrônica por e-mail para o seu cliente e para seu contador. A impressão da carta de correção eletrônica não está previsto pela SEFAZ, sendo um diferencial do sistema NotaJá.

  • O sistema NotaJá trabalha com os certificados modelo A1 e A3?

    Sim, tanto o modelo A1 quanto o A3 no padrão ICP Brasil.

  • Utilizando o NotaJá eu consigo enviar nota fiscal direto para a SEFAZ?

    Sim, tudo de maneira automática e interativa.

  • O NotaJá permite lançar nota fiscal de entrada?

    Sim, tanto a emissão própria, quanto uma nota de importação, ou mesmo efetuar um lançamento manual para controle de estoque.

    Também é possível importar o XML de uma NFe de compra de seu fornecedor.

  • Quais os modelos de certificados digitais o NotaJá opera?

    Todos pelo padrão ICP–Brasil.

  • É obrigatório a inscrição estadual para emitir nota fiscal eletrônica?

    Sim, para os documentos federais, conforme a legislação. Para emissão de NFSe, por ser municipal, é necessário que a empresa possua inscrição municipal.

  • Consigo utilizar mais de uma empresa dentro do NotaJá?

    Sim. O sistema opera com vários CNPJ, porém a contratação de licença de uso é por CNPJ.

  • Quais as vantagens da nota fiscal eletrônica?

    A Nota Fiscal Eletrônica proporciona benefícios a todos os envolvidos em uma transação comercial.

    Para os emitentes da Nota Fiscal Eletrônica (vendedores) podemos citar os seguintes benefícios:

    Redução de custos de impressão do documento fiscal, uma vez que o documento é emitido eletronicamente. O modelo da NF-e contempla a impressão de um documento em papel, chamado de Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE), cuja função é acompanhar o trânsito das mercadorias ou facilitar a consulta da respectiva NF-e na internet. Apesar de ainda haver, portanto, a impressão de um documento em papel, deve-se notar que este pode ser impresso em papel comum A4 (exceto papel jornal), geralmente em apenas uma via;

    Redução de custos de aquisição de papel, pelos mesmos motivos expostos acima;

    Redução de custos de armazenagem de documentos fiscais. Atualmente os documentos fiscais em papel devem ser guardados pelos contribuintes, para apresentação ao fisco pelo prazo decadencial. A redução de custo abrange não apenas o espaço físico necessário para adequada guarda de documentos fiscais como também toda a logística que se faz necessária para sua recuperação. Um contribuinte que emita, hipoteticamente, 100 Notas Fiscais por dia, contará com aproximadamente 2.000 notas por mês, acumulando cerca de 120.000 ao final de 5 anos. Ao emitir os documentos apenas eletronicamente a guarda do documento eletrônico continua sob responsabilidade do contribuinte, mas o custo do arquivamento digital é muito menor do que o custo do arquivamento físico;

    GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos: a NF-e é um documento eletrônico e não requer a digitalização do original em papel, o que permite a otimização dos processos de organização, guarda e gerenciamento de documentos eletrônicos, facilitando a recuperação e intercâmbio das informações;

    Simplificação de obrigações acessórias. Inicialmente a NF-e prevê dispensa de Autorização de Impressão de Documentos Fiscais – AIDF. No futuro outras obrigações acessórias poderão ser simplificadas ou eliminadas com a adoção da NF-e;

    Redução de tempo de parada de caminhões em Postos Fiscais de Fronteira. O Estado de São Paulo atualmente não possui postos de fronteiras; no entanto, outras Unidades da Federação possuem, e toda informação constante nos documentos fiscais devem ser digitadas nos seus sistemas nas verificações de fronteiras. Com a adoção da Nota Fiscal Eletrônica, a mercadoria é acompanhada pelo DANFE, citado anteriormente, que contém um código de barras que permite que a chave de acesso da Nota Fiscal Eletrônica seja capturada para que ela seja consultada na Internet. Em outras palavras, ao emitir uma Nota Fiscal Eletrônica, o fisco de todo o país já tem suas informações disponíveis, aguardando apenas a chave de acesso para consultá-la;

    Incentivo a uso de relacionamentos eletrônicos com clientes (B2B). O B2B (business-to-business) é uma das formas de comércio eletrônico existentes e envolve as empresas (relação "empresa - à - empresa"). Com o advento da NF-e, espera-se que tal relacionamento seja efetivamente impulsionado pela utilização de padrões abertos de comunicação pela Internet e pela segurança trazida pela certificação digital.

    Para as empresas destinatárias de Notas Fiscais (compradoras), podemos citar os seguintes benefícios:

    Eliminação de digitação de notas fiscais na recepção de mercadorias, uma vez que poderá adaptar seus sistemas para extrair as informações, já digitais, do documento eletrônico recebido. Isso pode representar redução de custos de mão-de-obra para efetuar a digitação, bem como a redução de possíveis erros de digitação de informações;

    Planejamento de logística de recepção de mercadorias pelo conhecimento antecipado da informação da NF-e, pois a previsibilidade das mercadorias a caminho permitirá prévia conferência da Nota Fiscal com o pedido, quantidade e preço, permitindo, além de outros benefícios, o uso racional de docas e áreas de estacionamento para caminhões;

    Redução de erros de escrituração devido à eliminação de erros de digitação de notas fiscais;

    GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos, conforme os motivos expostos nos benefícios das empresas emitentes;

    Incentivo a uso de relacionamentos eletrônicos com fornecedores (B2B), pelos motivos já expostos anteriormente.

    Benefícios para a Sociedade:

    Redução do consumo de papel, com impacto positivo em termos ecológicos;

    Incentivo ao comércio eletrônico e ao uso de novas tecnologias;

    Padronização dos relacionamentos eletrônicos entre empresas;

    Surgimento de oportunidades de negócios e empregos na prestação de serviços ligados a NF-e.

    Benefícios para os Contabilistas:

    Facilitação e simplificação da Escrituração Fiscal e contábil;

    GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos, conforme os motivos expostos nos benefícios das empresas emitentes;

    Oportunidades de serviços e consultoria ligados à NF-e.

    Benefícios para o Fisco:

    Aumento na confiabilidade da Nota Fiscal;

    Melhoria no processo de controle fiscal, possibilitando um melhor intercâmbio e compartilhamento de informações entre os fiscos;

    Redução de custos no processo de controle das notas fiscais capturadas pela fiscalização de mercadorias em trânsito;

    Diminuição da sonegação e aumento da arrecadação sem aumento de carga tributária;

    GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos, conforme os motivos expostos nos benefícios das empresas emitentes;

    Suporte aos projetos de escrituração eletrônica contábil e fiscal da Secretaria da Receita Federal e demais Secretarias de Fazendas Estaduais (Sistema Público de Escrituração Digital – SPED).

  • Qual a diferença nos modelos de certificado A1 e A3?

    A1 - Certificados digitais A1 são certificados digitais eletrônicos que ficam armazenados no próprio computador, válidos por 1 ano, e com fácil uso e instalação.

    O certificado digital A1 tem o par de chaves pública/privada gerado em seu computador no momento da emissão do certificado. A chave pública é enviada para a Autoridade Certificadora (AC), com a solicitação de emissão do certificado, enquanto a chave privada fica armazenada no seu computador, devendo, obrigatoriamente, ser protegida por senha de acesso. Este certificado só poderá ser instalado no mesmo computador em que foi efetuada a solicitação de compra, porém após, é possível efetuar o backup e instalar em quantos computadores quiser, sem limite. O certificado tipo A1 tem validade de 1 (um) ano.

    A3 - Certificados digitais A3 são certificados digitais portáveis, que são armazenados em um token ou em cartão inteligente e utilizados por meio de uma leitora. Por terem essa pare física, apresentam o nível de segurança superior, validade maior (tipicamente 3 anos), porém a complexidade para seu uso é maior, uma vez que necessita de instalação de drivers, e seu uso é restrito a somente a maquina que estiver com ele conectado.

    O certificado digital A3 oferece maior segurança, pois o par de chaves é gerado em hardware (cartão inteligente ou token) que não permite a exportação ou qualquer outro tipo de reprodução ou cópia da chave privada. A chave pública é enviada para a Autoridade Certificadora (AC), com a solicitação de emissão do certificado, enquanto a chave privada ficará armazenada no cartão ou token protegida por senha de acesso, impedindo tentativas de acesso de terceiros. Com o cartão inteligente ou o token, você pode transportar a sua chave privada de maneira segura, podendo utilizá-la onde você desejar.